CAPÍTULO DOIS: RITUAL PARA EXORCIZAR AQUELES POSSUÍDOS PELO ESPÍRITO DO MAL
1: INSTRUÇÕES PRELIMINARES
Antes de iniciar o exorcismo, o padre nomeado pelo Bispo deve fazer uma boa confissão - ou, pelo menos, renovar em seu coração a contrição sincera por todos os seus pecados. Ele deve celebrar missa e pedir a ajuda de Deus. Então, usando uma sobrepeliz e estola roxa, ele deve ficar na frente do possuído. O possuído deve ser amarrado, se houver perigo de violência. O exorcista deve então invocar proteção sobre o possuído, sobre si mesmo e sobre seus assistentes, fazendo o sinal da cruz e jogando água benta.
2: Invocações
Então, ajoelhando-se, ele deve recitar as seguintes invocações, às quais seus assistentes respondem:
Exorcista: (As ladainhas dos santos).
Não lembre, ó Senhor, dos nossos pecados ou dos nossos antepassados.
Assistentes: Perdoai as nossas ofensas.
E: (Pater Noster) - silenciosamente até a última parte:
E não nos deixes cair em tentação.
A: Mas livra-nos do mal.
E: (Salmo 53) Salve este homem (mulher) seu servo.
A: Porque ele (ela) tem esperança em você, meu Deus.
E: Seja uma torre de força para ele (ela), ó Senhor.
A: Diante do inimigo.
E: Não deixe o inimigo ter vitória sobre ele (ela).
A: E que o Filho da Iniquidade não consiga prejudicá-lo (a).
E: Envie-lhe ajuda do Santo Lugar, Senhor.
A: E dê a ele (ela) proteção celestial.
E: Senhor, ouça minha oração.
A: E deixe meu grito chegar até você.
E: Que o Senhor esteja com você.
A: E com o seu espírito.
E: Vamos orar.
Deus, é um atributo seu ter misericórdia e perdoar. Ouve a nossa oração, para que este teu servo que está preso na cadeia dos pecados seja misericordiosamente libertado pela compaixão da tua bondade.
Santo Senhor! Pai Todo-Poderoso! Deus eterno! Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo! Você que destinou aquele Tirano recalcitrante e apóstata ao fogo do Inferno; você que enviou seu único filho a este mundo para que ele pudesse esmagar este Leão Rugindo: Olhe rapidamente e arrebate da condenação e deste diabo de nossos tempos este homem (esta mulher) que foi criado à sua imagem e semelhança. Lance seu terror, Senhor, sobre a Besta que está destruindo o que pertence a você. Dê fé aos seus servos contra esta Serpente Maligna, para lutar com mais bravura. Para que a Serpente não despreze aqueles que tem esperança em você, e diga - como ela disse através do Faraó:
Eu não conheço a Deus e não vou deixar Israel ir. Que a tua força poderosa force a Serpente a largar o teu servo, para que não possua mais aquele (a) que tu dignas fazer à tua imagem e redimir pelo teu filho, Que vive e reina contigo na unidade do Espírito Santo, como Deus, para todo o sempre.
R: Amém.
3: CONVOCAÇÃO DE ESPÍRITO MAL
E: Espírito impuro! Quem quer que você seja, e todos os seus companheiros que possuem este servo de Deus. Pelos mistérios da Encarnação, dos Sofrimentos e da Morte, da Ressurreição e da Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo; pelo envio do Espírito Santo; e pela Vinda de Nosso Senhor ao Juízo Final, eu ordeno a você:
Diga-me, com algum sinal, seu nome, o dia e a hora de sua danação.
Obedeça-me em tudo, embora eu seja um servo indigno de Deus.
Não faça nenhum dano a esta criatura (o possuído), ou aos meus assistentes, ou a qualquer um de seus bens.
4: LEITURAS DO EVANGELHO
João 1: 1-12; Mark i6; 15-18; Lucas 10: 17-20; Lucas 11; 14-22
E: Senhor, ouça minha oração.
R: E deixe meu grito chegar até você.
E: Que o Senhor esteja com você.
R: E com o seu espírito.
E: Vamos orar:
Deus todo poderoso! Palavra de Deus, o Pai! Jesus Cristo! Deus e Senhor de toda a criação! Você deu poder aos seus apóstolos para passarem pelos perigos ilesos. Entre seus mandamentos para fazer coisas maravilhosas, você disse: Expulse o espírito maligno. Por sua força, Satanás caiu como um raio do céu. Com medo e tremor, eu oro e suplico o seu Santo Nome. Perdoe todos os pecados de seu servo indigno. Dê-me fé e poder constantes; para que, armado com o poder de sua força sagrada, eu possa atacar este cruel Espírito do Mal com confiança e segurança. Através de ti, Jesus Cristo, Nosso Senhor Deus, que virá julgar pelo fogo os vivos e os mortos e o mundo.
R: Amém.
5: COLOCAÇÃO DAS MÃOS NO POSSUÍDO
O exorcista então invoca a proteção divina sobre si mesmo e sobre os possuídos, fazendo o Sinal da Cruz. Em seguida, ele coloca a ponta da estola no pescoço do possuído e sua mão direita na cabeça do possuído. Ele entoa o seguinte com grande convicção e fé;
E: Eis a Cruz do Senhor. Partam, inimigos!
A: Jesus, com força ancestral, com poder nobre, é o conquistador.
E: Senhor, ouça minha oração.
A: E deixe minha oração chegar até você.
E: Que o Senhor esteja com você.
A: E com o seu espírito.
E: Vamos orar:
Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, invoco o Teu Santo Nome e suplicante te peço; Digne-se a dar-me forças contra este e qualquer outro Espírito impuro que está atormentando esta sua criatura. Através do mesmo Senhor Jesus.
R: Amém.
6: O EXORCISMO FALA COM O ESPÍRITO DO MAL
(1) Notificação ao Espírito Maligno:
E: Eu exorcizo você, Espírito Mais Imundo! Inimigo invasor! Todos os espíritos! Cada um de vocês! Em nome de Nosso Senhor Jesus † Cristo: Sê desenraizado e expulso desta Criatura de Deus. † Aquele que comanda você é aquele que ordenou que você fosse lançado do céu mais alto para as profundezas do Inferno. Aquele que comanda você é aquele que dominou o mar, o vento e as tempestades. Ouça, portanto, e tema, Satanás! Inimigo da Fé! Inimigo da raça humana! Fonte da morte! Ladrão de vidas! Tornado de justiça! Raiz do mal! Urdidura de vícios! Sedutor de homens! Traidor das nações! Incitador do ciúme! Originador da ganância! Causa da discórdia! Criador de agonia! Por que você fica e resiste, quando sabe que Cristo nosso Senhor destruiu o seu plano? Tema aquele que foi prefigurado em Isaque, em José e no Cordeiro Pascal; que foi crucificado como um homem, e que ressuscitou da morte.
(Fazendo então os Sinais da Cruz na testa do possuído):
Retire-se, portanto, em nome do † Pai e do + Filho e do Santo † Espírito. Cedei ao Espírito Santo, por causa deste sinal da Santa † Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina como Deus com o Pai e o mesmo Espírito Santo, para todo o sempre.
A: Amém.
E: Senhor, ouça minha oração.
A: E deixe minhas orações chegarem até você.
E: Que o Senhor esteja com você.
A: E com o seu espírito.
E: Vamos orar:
Deus, Criador e Defensor da raça humana; tu que fizeste o homem à tua imagem: olha isto, teu servo (o exorcista chama os possuídos) que é assaltado pela astúcia do espírito imundo. O adversário primordial, o antigo inimigo da Terra, o cerca com o horror do medo, paralisa sua mente com as trevas, ataca-o com terror, agita-o com tremores e tremores. Repele, ó Senhor, o poder do Espírito Maligno! Dissolva as falácias de suas tramas! Que o tentador profano voe. Que o seu servo seja protegido na alma e no corpo pelo sinal + do seu nome (na testa do possuído).
(Em seguida, ele faz três sinais da Cruz no peito do possuído, enquanto pronuncia as seguintes palavras):
† Preserve o que há dentro dessa pessoa.
† Controle seus sentimentos.
† Fortaleça seu coração.
Que os esforços do poder do Inimigo sejam dissipados de sua alma, Senhor, por causa desta invocação de seu santo nome. Conceda a graça de que aquele que inspirou terror até isso, agora seja posto em fuga e se retire derrotado; para que este homem (mulher), seu servo, possa te adorar com um coração firme e uma mente sincera. Por Cristo Nosso Senhor.
R: Amém.
(2) Imposição do Espírito Maligno:
E: Recomendo sob pena, Serpente Antiga! Em nome do Juiz dos Vivos e dos Mortos! Em nome do nosso Criador! Em nome do criador do mundo! Em nome daquele que tem poder para mandar você para o Inferno! Afaste-se deste servo de Deus (o exorcista dá nome aos possuídos) que recorreu à Igreja. Cesse de inspirar o seu terror nele (nela) Eu novamente te ordeno solenemente † (na testa do possesso), não por causa de mim mesmo que sou fraco, mas por causa da força do Espírito Santo: que você saia deste servo de Deus (nome do possesso) que o Deus todo-poderoso fez à sua imagem. Renda-se, não a mim, mas ao ministro de Cristo. Seu poder te força. Ele o derrotou pela Cruz. Tema a força daquele que conduziu as almas dos mortos à luz da salvação das trevas da espera. Que o corpo deste homem † (no peito do possuído) seja uma fonte de terror para você. Que a imagem de Deus † (na testa do possesso) seja uma fonte de medo para você. † Deus Pai comanda você. † Deus, o Filho, comanda você. † Deus, o Espírito Santo, comanda você. † A fé dos Santos Apóstolos, Pedro e Paulo, e dos outros santos comanda você. † O sangue dos Mártires comanda você. † A pureza das Confessoras comanda você. † A piedosa e santa intercessão de todos os Santos comanda você. † A força dos mistérios da fé cristã comanda você. † Saia! Ofensor! Saia! Sedutor! Cheio de malícia e falsidade! Inimigo da virtude! Perseguidor dos Inocentes! Ceda, ser mais desprezível! Ceda, mais ímpio! Dê lugar a Cristo em quem você não encontrou nada de sua própria autoria! Ele destruiu seu reino. Ele o amarrou na derrota. Ele quebrou sua força. Ele o jogou na escuridão exterior, onde a destruição foi preparada para você e seus seguidores.
Mas por que você está resistindo com truculência? Por que você ousa recusar? Você está condenado pelo Deus todo-poderoso cuja lei você quebrou. Você está condenado por seu filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor. Você ousou tentá-lo e ousou mandar crucificá-lo. Você está condenado pela raça humana a quem ofereceu o veneno mortal de suas sugestões.
Eu, portanto, te acuso solenemente sob pena, Serpente Má, em nome do Cordeiro + imaculado que andou ileso entre os perigos; que era imune a todo Espírito Maligno: Afaste-se desta pessoa † (na testa do possesso). Afaste-se da Igreja de Deus † (sobre os assistentes). Tema e voe ao nome de Nosso Senhor a quem os poderes do Inferno temem, a quem estão sujeitos os Poderes e Virtudes e Dominações do Céu, a quem os Querubins e Serafins louvam com vozes incessantes, dizendo: Santo! Sagrado! Sagrado! Senhor Deus dos Exércitos!
A Palavra feita Carne † comanda você. Aquele que nasceu de uma Virgem + comanda você. Jesus † de Nazaré comanda você. Quando você ignorou desdenhosamente seus discípulos, ele ordenou que você se quebrasse e se humilhasse para sair daquele homem. E quando ele te arrancou daquele homem, você não ousou na presença dele nem mesmo entrar no porco. Agora que você foi ordenado em seu nome †, afaste-se, portanto, desta pessoa que ele criou. É impossível você querer resistir. † É impossível você se recusar a obedecer. † Porque quanto mais você atrasar, mais punição receberá. Não é aos homens que você está desobedecendo. É ele quem governa os vivos e os mortos. É ele quem virá julgar os vivos e os mortos e o mundo pelo fogo.
A: Amém.
E: Senhor, ouça minha oração.
A: E deixe meu grito chegar até você.
E: Que o Senhor esteja com você.
A: E com o seu espírito.
E: Vamos orar:
Deus do céu! Deus da Terra! Deus dos Anjos! Deus dos Arcanjos! Deus dos Profetas! Deus dos apóstolos! Deus dos Mártires! Deus das Virgens! Deus que tem o poder de dar vida após a morte e repouso após o trabalho: Não há outro deus além de você. Nem poderia haver um deus verdadeiro além de você. Criador do Céu e da Terra. Você é um verdadeiro rei. Seu reino não tem fim. Humildemente, suplico a vossa majestade e a vossa glória: que se dignem a libertar este vosso servo dos espíritos imundos. Por Cristo Nosso Senhor.
A: Amém.
(3) Segunda Injunção do Espírito Mal:
Eu, portanto, ordeno todo espírito imundo, todo demônio, cada parte de Satanás: Em nome de Jesus Cristo de Nazaré. Após seu batismo por João, ele foi levado ao deserto e te derrotou em seu próprio território. Desista de atacar este homem (mulher) a quem Jesus formou de matéria para sua honra e glória.
7: OUTRAS INSTRUÇÕES E ORAÇÕES
Quando tudo tiver sido recitado, pode ser repetido quantas vezes for necessário, até que o possuído esteja completamente livre.
Ajudará, além disso, repetir com devoção o Pater Noster, a Ave Maria e o Credo sobre os possuídos, assim como o Magnificat e o Cântico de Benedictus (terminando os dois últimos com uma Glória).
8: PROFISSÃO DE FÉ (SÃO ATANASIO)
Quem deseja ser salvo, deve, acima de todas as outras coisas, apegar-se firmemente à crença universal. Se alguém não preservar isso em sua integridade e pureza, certamente morrerá para sempre. Essa fé universal é a seguinte.
Adoramos um Deus na Trindade e a Trindade em um Deus, sem confundir as Pessoas nem dividir a substância de Deus. Pois a Pessoa do Pai é diferente da Pessoa do Filho. E ambos são diferentes da Pessoa do Espírito Santo. Mas a divindade do Pai e do Filho e do Espírito Santo é uma e a mesma em igual glória e majestade coeterna.
O que o Pai é, isso é o Filho, e o Espírito Santo é. O Pai não foi criado, o Filho não foi criado, o Espírito Santo não foi criado. O Pai é incomensurável, o Filho é incomensurável, o Espírito Santo é incomensurável. O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno. No entanto, não existem três seres eternos, mas um Ser eterno. Não existem três seres não criados, nem três seres incomensuráveis, mas um Ser não criado e incomensurável.
Da mesma forma, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente e o Espírito Santo é onipotente. Mas, ainda assim, não existem três seres onipotentes, mas um Ser onipotente.
Assim, Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo. E, no entanto, não três deuses, mas um Deus. Assim, o Pai é o senhor, o Filho é o senhor, o Espírito Santo é o senhor. Mas, no entanto, não três senhores, mas um Senhor. Assim como somos compelidos por nossa verdade cristã a confessar que cada pessoa é Deus e Senhor, também somos proibidos pela fé universal de falar de três deuses e senhores.
O Pai não foi feito por ninguém: nem criado nem gerado. O Filho vem do Pai: não criado, mas gerado. O Espírito Santo vem do Pai e do Filho: não feito, não criado, não gerado, mas procedente. Existe um Pai, portanto, não três pais. E há um filho, não três filhos. E há um Espírito Santo, não três espíritos.
E nesta Trindade, não há elemento anterior ou posterior, nem maior ou menor. Mas todas as três Pessoas são coeternas entre si e iguais. E, assim, em todas as coisas, como dito acima, nós adoramos a unidade na Trindade e a Trindade é a unidade. Quem, portanto, deseja ser salvo, deve acreditar nisso sobre a Trindade.
Mas é necessário para a vida eterna que você também creia fielmente na Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo. A crença correta, então, que professamos e acreditamos, é que Jesus Cristo, Nosso Senhor, é o Filho de Deus e é homem. Ele é Deus da substância do Pai, e gerado antes de todos os tempos. E ele é homem da substância de sua mãe, tendo nascido de sua mãe no tempo.
Deus perfeito. Homem perfeito subsistindo com alma racional e carne humana. Igual ao Pai em divindade. Menos que o Pai segundo sua humanidade. Embora ele seja Deus e homem, ele não é dois, mas um. Ele é um, entretanto, não porque sua divindade se transforma em humanidade, mas porque sua humanidade é assumida por sua divindade. Ele é integralmente um, não porque suas substâncias divinas e humanas se fundam e se tornem uma, mas por causa da unidade de sua pessoa. Pois, assim como a alma e o corpo racionais constituem um homem, Deus e o homem constituem Cristo.
Ele sofreu por nossa salvação, libertou aqueles que já estavam mortos e esperando e ressuscitou três dias depois. Ele ascendeu ao céu e está sentado à direita de Deus. Depois, ele virá para julgar os vivos e os mortos. À sua chegada, todos os seres humanos devem ressuscitar com seus corpos e devem prestar contas de todas as suas ações. E aqueles que fizeram o bem, entrarão na vida eterna. E aqueles que fizeram o mal, entrarão no fogo eterno.
Esta é a fé universal. Se você não se apegar a ela com fidelidade e firmeza, não poderá ser salvo.
Gloria.
A: Amém.
9: LEITURAS DO SALMO
E: Salmos: 90, 67, 34, 30, 21, 3, 10, 12.
10: CONCLUINDO ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO
E: Rogamos a você, Deus todo-poderoso, que o Espírito Maligno não tenha mais poder sobre este seu servo (dar nome de possuído), mas que fuja e não volte. Deixe a bondade e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo entrar nele (nela) ao seu comando, Senhor. Porque por Jesus fomos salvos. E não temamos mal nenhum, porque o Senhor está conosco, que vive e reina como Deus convosco na unidade do Espírito Santo, para todo o sempre.
A: Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário